Oral Curta (5 mim) - Somente GT
632-1 | “Perspectivas translocais sobre latinidade – contribuições e limites da perspectiva fronteiriça dos Latino Studies nos Estados Unidos” | Autores: | TAVOLARO, L. G. M.1 1 UNB - Universidade de Brasília |
Resumo: A ideia de fronteira como lugar de translocalidade – e, portanto, próprio da experiência de imigrantes e descendentes de imigrantes – tem sido um dos principais recursos analíticos utilizados e elaborados no âmbito dos Latino Studies para pensar a experiência dos latinos nos Estados Unidos não só como comunidade e identidade transnacionais, mas como uma perspectiva translocal de conhecimento. Ao mesmo tempo, é possível aventar que tendo iniciado a partir de uma experiência local de opressão, os Latino Studies constituem uma perspectiva sobre latinidade que, apesar de fronteiriça, é situada num contexto específico. O presente trabalho procura analisar e refletir sobre a relação entre o local e global na produção do conhecimento dos Latino Studies, em especial no que diz respeito às suas possíveis contribuições e limites enquanto conhecimento de fronteira para o estudos das identidades étnicas e raciais no contexto estadunidense assim como seus desdobramentos no que tange a construção de um latino-americanismo contra-hegemônico capaz de romper com estereótipos e ideias força sobre América Latina que circulam nos Estados Unidos. Para tanto, o trabalho se baseia em alguns trabalhos seminais produzidos no âmbito dos Latino Studies em diálogo com outras referências teóricas articuladas pelo próprio pensamento latino-americano sobre a fronteira como perspectiva de conhecimento. |