Poster (Painel)
635-1 | Por uma escola democrática: ensino de sociologia e sociologia pública | Autores: | Natan Flauzino1 1 UFV - Universidade Federal de Viçosa |
Resumo: O papel dos intelectuais na vida pública requer permanente reflexão, com o objetivo de refletir sobre seu papel na construção da democracia. A sociologia, por instigar o debate sobre os problemas públicos e abordar temas que problematizam as relações sociais, merece especial atenção. A partir da obrigatoriedade da inclusão da sociologia no ensino médio, através da lei nº11.684/2008, a disciplina transpõe os limites das universidades, atingindo o cotidiano dos jovens brasileiros. Por isso, a discussão sobre a elaboração dos conteúdos, as técnicas e métodos de ensino, vem sendo potencializadas na área, mesmo que a sua consolidação e legitimação não seja ainda uma realidade. Pelo caráter próprio da disciplina, o perfil de professores, sua formação e recrutamento, tornam-se um dos objetos que requer maior atenção das ciências sociais. Desta forma, a presente pesquisa teve como proposta inquirir os professores de sociologia do município de Viçosa-MG com o objetivo de traçar um perfil sobre sua formação e prática. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, identificando o modo como os professores de sociologia apreendem a escola, a disciplina e sua atuação. Num segundo momento, a pesquisa analisou os modelos formativos e os currículos aos quais estes docentes foram submetidos. Por fim, foram analisadas as políticas de fomento à formação docente em curso na Universidade Federal de Viçosa, visando a reflexão sobre do papel da disciplina na construção da democracia no país. |