Oral Curta (5 mim) - Somente GT
640-1 | O bem comum entre a racionalidade econômica e a objetividade jornalística
| Autores: | Assis, Karina2 2 UFSCAR - Univeresidade Federal de São Carlos |
Resumo: Este trabalho apreende as formas de consagração do pensar econômico e do fazer jornalístico na representação política do bem comum. No debate político a confluência de interesses e discursos moldam uma trajetória contra-intuitiva sobre quem de fato está envolvido por detrás de todo o contexto formado. Os interesses correspondem de fato aos aparentes envolvidos?
Questões como estas surgem a partir da análise da discussão de um tema econômico/financeiro no Congresso Nacional divulgado pela grande mídia.
Desse modo, o presente artigo propõe analisar como Economia, Finanças e Jornalismo participam da construção do cenário político a partir do argumento de defesa do bem comum. Por meio de dados e insights obtidos em tese de doutoramento busca-se ressaltar as estratégias de cada uma das áreas para adentrar e definir o jogo político.
Como ponto de partida o Sistema Financeiro Nacional discutido em um período de disputa eleitoral entre José Serra (herdeiro partidário de Fernando Henrique Cardoso/PSDB) e Lula/PT - duas promessas e expectativas diferentes sobre o caminhar econômico-financeiro brasileiro. A partir da análise da tomada de posição de atores proeminentes no debate é possível concluir que tanto a Economia através do ideário racional e o Jornalismo por meio do ideário da objetividade utilizam-se destes princípios, próprios de cada área, e da noção de bem comum para dar peso aos posicionamentos no jogo político.
|