Oral Curta (5 mim) - Somente GT
672-1 | Trajetórias escolares em contextos desfavoráveis | Autores: | CASTRO, VANESSA GOMES1, TAVARES JÚNIOR, FERNANDO1 1 UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora |
Resumo: Através de estudo longitudinal de trajetórias escolares, analisam-se fatores correlacionados ao contexto social, especialmente geo-demográfico e familiar, para investigar o processo de produção social do sucesso e fracasso educacional. Para efeitos deste estudo, entende-se a trajetória escolar como a composição dos percursos institucionais dos indivíduos de coortes selecionadas durante o interstício etário de escolaridade compulsória. Contextos sociais são considerados desfavoráveis quando as condições gerais de escolarização apresentam limitações ao acesso a oportunidades educacionais adequadas, como escolas de pouco prestígio e indicadores de qualidade limitados, origem familiar com baixo nível socioeconômico e escolaridade. Utilizam-se diários e entrevistas para mapear e descrever trajetórias individuais e coletivas (coortes), além de outros instrumentos para diagnosticar os contextos. Ao comparar trajetórias escolares produzidas nesses contextos e correlaciona-las a potenciais fatores (individuais, familiares e institucionais) de associação, observaram-se diferentes composições de articulação entre fatores e trajetórias, bem como diferentes estratégias de progressão no sistema de ensino, a partir de decisões familiares e institucionais. |