Poster (Painel)
685-1 | CIDADANIA, DEMOCRACIA E AUTOGESTÃO: A JUVENTUDE ASSUME SEU PAPEL NA CONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE | Autores: | CRUZ, J.T1, Ambrosio, R.R1 1 IFPR - Instituto Federal do Paraná - Campus Paranaguá |
Resumo: O trabalho discute a permeabilidade do sujeito na estrutura, compreendendo conceitos de cidadania, sociedade civil e democracia, buscando entender como os sujeitos visualizam as demandas estatais burocratizadas, e que perpassam somente por análises dos tecnocratas na esfera política, sem nenhuma discussão prévia sobre essas determinadas mudanças econômicas, políticas e sociais, que deveriam ser dialogadas com a sociedade civil, a fim de entender as perspectivas desses atores sociais afetados pela proposta da Medida Provisória (MP) 746/2016 e de seu impacto na educação básica. Assim como outras mudanças que foram aprovadas sem nenhuma consulta popular, seja por plebiscito ou referendo, como no recente caso da PEC 55/2016 que instituiu um Novo Regime Fiscal aprovado no mês de dezembro. Desse modo, depois de realizado o levantamento bibliográfico de autores como Liszt Vieira, István Mészáros, Gaetano Mosca e Joseph Schumpeter, foi elaborada uma pesquisa qualitativa com entrevistas semiestruturadas, na cidade de Paranaguá, com os estudantes secundaristas que participaram do maior movimento de ocupações de escolas públicas no estado do Paraná e professores da rede estadual de ensino. A pesquisa se deu em dois colégios estaduais localizados no centro de Paranaguá: C.E. Helena Viana Sundin e Instituto Estadual de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha. |