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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 693-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


693-1

A POTÊNCIA DO FALSO NA MARCA - A IMATERIALIDADE DO CONSUMO EMOCIONAL

Autores:
CURTIS, T.N.1, CURTIS, T.N.1
1 PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo investigar de que maneira as práticas de falsificação de marcas e produtos conseguiram se instalar no imaginário da cultura contemporânea, como uma força simultaneamente econômica e social. O estudo parte de questões levantadas tanto sobre a atual expansão do mercado de produtos falsificados, quanto do aspecto imaterial que os acompanha, o qual incide diretamente sobre o consumo emocional, de natureza sensorial e experiencial. Nos últimos 30 anos houve um esforço considerável das empresas e de seus setores de marketing e comunicação em deslocar a percepção dos consumidores daquilo que seriam as propriedades funcionais dos bens materiais para os valores da marca, que passam a representar então todo um universo de cultura, de experiências, de sensações, de afeto, modificando com isso a dinâmica de relações de consumo. A imaterialidade que acompanha o produto, representada pela marca, é transformada em commodity e torna-se o objeto de desejo do consumidor. No limite, para além do valor econômico dos bens falsificados, há as promessas de satisfação, que podem ser cumpridas tanto pelos originais quanto pelas cópias. A proposta da presente pesquisa é analisar e apontar de que forma o mercado de falsificações pode apresentar-se como estratégia de marketing para difusão de algumas marcas.