Oral Curta (5 mim) - Somente GT
729-1 | Violência, clima e expectativas escolares: evidências das escolas estaduais da Região Metropolitana de Belo Horizonte | Autores: | BASTOS, M. L.1 1 IESP/UERJ - Instituto de estudos sociais e políticos - UERJ |
Resumo: O objetivo deste trabalho é compreender a relação entre violência e organização escolar, e como esses fatores interferem na expectativa de escolaridade dos alunos. A análise se estrutura em duas etapas: a primeira procura entender como os fatores da eficácia coletiva influenciam a ocorrência de agressões dentro das escolas. A segunda, inclui a violência no conceito de clima escolar, para entender como a sua percepção afeta as expectativas de escolaridade dos alunos. Para tanto, foram utilizados dados do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - sobre as escolas mineiras e dados de uma pesquisa amostral do CRISP – Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública - sobre a violência escolar na RMBH. Os resultados da análise econométrica sugerem que a capacidade de organização da escola afeta a ocorrência de violência dos alunos. O aluno ser vítima de agressão, furto ou roubo dentro da escola ou a identificação da existência de gangue impacta negativamente na sua percepção sobre o clima escolar. A melhora do clima escolar, por sua vez, exerce efeito positivo sobre a expectativa de alta escolaridade dos adolescentes. |