Oral Curta (5 mim) - Somente GT
736-1 | Ações Afirmativas na Pós-Graduação e a Diversidade
| Autores: | ANNA CAROLINA VENTURINI1 1 IESP-UERJ - Instituto de Estudos Sociais e Políticos |
Resumo: Desde 2003, diversas universidades brasileiras começaram a instituir ações afirmativas para negros (pretos e pardos) e alunos oriundos de escolas públicas. Inicialmente, tais políticas ficaram restritas à graduação, mas também têm sido adotadas em cursos de pós-graduação stricto sensu. No entanto, a criação de ações afirmativas para pós-graduação é pouco analisada pela literatura acadêmica, especialmente no que toca a sua justificação. Os principais argumentos utilizados para a justificação das ações afirmativas para graduação são: reparação, justiça social e diversidade. A justificação com base na diversidade é bastante utilizada, pois esta é entendida como benéfica para a experiência universitária e para a eliminação de barreiras étnico-raciais. Alguns autores entendem a diversidade em termos de diferenças de ideias e pontos de vista, bem como levam em consideração aspectos como diferenças de origem, condição socioeconômica, gênero e raça. Todavia, outros autores pressupõem que os estudantes negros possuem experiências culturais específicas que influenciem a escolha de seus temas e métodos. Tal argumento assume uma correlação entre raça e cultura, bem como parece pouco factível com a realidade brasileira, vez que no Brasil não há fronteiras culturais bem definidas entre os grupos. Diante desse cenário, o trabalho irá analisar como o argumento da diversidade tem sido utilizado na justificação de ações afirmativas no ensino superior, especialmente em cursos de pós-graduação. |