Oral Completa
738-1 | Expectativas dos professores e “mismatch” racial na educação básica brasileira | Autores: | VIEIRA, A. H. P.1 1 UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Resumo: As expectativas dos professores em relação aos alunos podem influenciar os resultados escolares e, possivelmente, reforçar disparidades de alcance educacional com impactos de longo prazo na vida adulta do estudante. A presença de vieses de gênero e de raça em diversos contextos de ensino e avaliação escolares indica importante elemento de configuração das expectativas dos professores e, decisivamente, das crenças e decisões educacionais dos alunos. O presente estudo analisa o impacto das disparidades raciais entre professores e estudantes na expectativa dos professores em relação à trajetória escolar dos alunos. Foram utilizados os dados da Prova Brasil de 2013 referentes aos alunos do nono ano do ensino fundamental. Foram empregados modelos de regressão multiníveis, que permitiram manter na análise os dois níveis hierárquicos examinados, isto é, turmas e escolas. Os resultados preliminares indicaram a dependência entre as expectativas dos professores e a composição racial dos professores e dos alunos, por turma, e a presença de variação expressiva das expectativas dos professores entre escolas. |