Poster (Painel)
744-1 | Muçulmanos em Fortaleza: considerações sobre Islã e Democracia. | Autores: | PAIVA, D.A.1 1 UFC - Universidade Federal do Ceará |
Resumo:
Objeto e Objetivos: O CCBIC – Centro Cultural Beneficente Islâmico do Ceará abriga a mussala (sala de oração) onde os muçulmanos realizam suas atividades religiosas em Fortaleza. A pesquisa dialogou com os muçulmanos frequentadores a respeito de suas concepções sobre o regime democrático de governo, procurando entender de que forma os seguidores de uma religião em situação minoritária no Brasil concebiam a democracia a partir de sua convivência num território democrático.
Metodologia: As investigações se deram através da interação com os muçulmanos frequentadores do Centro por meio de conversações, entrevistas semiestruturadas e a observação de rituais religiosos.
Resultados: Os interlocutores posicionaram-se, no geral, a favor de um governo “dos sábios”, de matriz teocrática, e fundamentado na Charia. Houve a afirmação frequente de que não reconheciam a democracia como governo legítimo, mas se submetiam a ela porque moravam num país democrático. Isso indica que, ao mesmo tempo em que determinadas visões religiosas concebem como negativo um Estado laico, necessitam invocá-lo para sua própria sobrevivência, principalmente, em situação minoritária. Enfim, há um movimento duplo de negação e aceitação que parece conviver com estratégias de sobrevivência enquanto grupo religioso e de adequação social.
|