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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 745-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


745-1

Vendas diretas: discurso, rotinas e condutas

Autores:
Castilho, Juliana A. S.1
1 IFTO - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocant

Resumo:
O comportamento profissional de grupos ocupacionais tem sido alvo de pesquisas há muito tempo, porém poucas abrangem a área das vendas diretas. Os vendedores diretos não possuem vínculo empregatício formal com as empresas que representam, pois para estas os vendedores diretos são compradores intermediários de produtos que recebem um desconto no preço final e revendem ao consumidor. No discurso destes vendedores pode-se perceber a construção de um self, ou de um desempenho de vendas, direcionada pelas organizações através de seus representantes. Evetts (2011), em sua análise sobre o profissionalismo, destaca a mudança na percepção deste conceito, por vezes utilizado como meio de controle de trabalhadores e racionalização de comportamentos e rotinas ocupacionais, por parte das organizações. Os vendedores diretos são parte integrante de uma realidade organizacional, em que a conduta ocupacional é direcionada através de um discurso muito bem elaborado e reproduzido por parte das organizações e seus representantes, objeto de pesquisa de Biggart (1989), Bittencurt (1998), Pedroso Neto (2000), Castilho (2005), dentre outros. Este trabalho pretende analisar e avançar na discussão sobre profissionalismo, em profissões comerciais, tendo como objeto os vendedores diretos, seu discurso e o da organização em torno de sua prática ocupacional e as peculiaridades de sua atuação no mercado das organizações de vendas diretas.