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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 794-1

Poster (Painel)


794-1

O USO DE NOVAS PRÁTICAS METODOLÓGICAS NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO – ESTUDO REALIZADO NO PIBID E NO ESTÁGIO

Autores:
TEIXEIRA, M1, BARROS, A. A1, RODRIGUES, F. X. F2,1
1 UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso, 2 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo:
Este estudo pretende relatar a experiência com o uso de recursos didático pedagógicos para ministrar aulas de sociologia no ensino médio, e tem como objetivo problematizar sobre o uso destas novas metodologias diante da realidade presente nas estruturas físicas e organizacionais das unidades escolares em Cuiabá-MT. Trata-se de uma análise no PIBID/Sociologia e no Estágio Supervisionado, durante o curso de licenciatura em Ciências Sociais da UFMT, momento que os graduandos de licenciatura começam a vivenciar o cotidiano escolar, e passam a refletir e analisar o ambiente e a vida escolar do professor, suas dificuldades e desafios. Neste sentido, tanto o PIBID como o Estágio incentiva os bolsistas a pensarem numa formação profissional, pautada em pesquisa e práticas pedagógicas que contribuam para o fortalecimento da disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Estas atividades são desenvolvidas com o objetivo de testar novas metodologias, com o intuito de levar os estudantes a desenvolverem a imaginação sociológica e o senso crítico, a partir de recursos audiovisuais. Como aporte teórico utilizou-se de revisão bibliográfica em obras, tais como: a Coleção Como usar em Sala de Aula (2012); e artigos sobre a formação docente. Em observações preliminares concluiu-se que para o sucesso das aulas de sociologia, além de inovar na metodologia, é preciso levar em conta o contexto de cada escola, cabendo ao futuro docente, através da reflexibilidade, construir seu próprio método de ensino.