Poster (Painel)
811-1 | Democracia, diversidade e participação: escola pública como espaço de convívio comum | Autores: | Pinheiro, D.P.1 1 UFV - Universidade Federal de Viçosa |
Resumo: A desigualdade social que marca a sociedade brasileira é responsável por um distanciamento entre as classes, que vem fragmentando, cada vez mais, a vida coletiva ao instituir obstáculos ao convívio democrático. Trata-se de um processo de difusão dos valores do mercado e da crescente escassez de espaços de convívio comum, onde as diferentes classes possam partilhar narrativas de vidas, conforme apontam autores como Michael Sandel e Charles Taylor.
Neste cenário, a escola pública, mais do que uma instituição pedagógica, surge, conforme hipótese de pesquisa aqui defendida, como uma instituição republicana, capaz de promover o diálogo entre distintos mundos morais em meio a uma cidade fragmentada pela diferença. Nessa direção, o trabalho mapeou o universo moral dos estudantes de quatro escolas públicas de Viçosa-MG por meio de entrevistas semiestruturadas em uma amostra intencional, e de um levantamento quantitativo por meio de um survey, buscando apreender os valores que radicam no cotidiano escolar e sua potencialidade para o incremento da vida democrática. Os resultados apontam a possibilidade de a escola pública figurar como um local de construção de laços entre os indivíduos. As entrevistas indicam que além de promover o acesso à informação, a escola constitui como um espaço capaz de formar princípios de amizade e de solidariedade, caros para a construção de uma cultura política democrática.
|