Poster (Painel)
817-1 | A POLÍTICA COTAS ÉTNICO-RACIAIS COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL E AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA: UM OLHAR A PARTIR DOS DISCURSOS DE ESTUDANTES COTISTAS DA UENF E DA UFF | Autores: | SILVA, G. R.1, AMARAL, S. C. S.1, MOURA, S. A.1 1 UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro |
Resumo: A pesquisa versa sobre a política de cotas étnico-raciais no ensino superior por perspectivas de inclusão social e justiça cultural, a partir da experiência da aprovação da Lei Estadual nº 5.346/2008 e da Lei Federal nº 12.711/2012. Em paralelo a implementação das cotas, o último Censo Demográfico, realizado pelo IBGE, evidenciou um crescimento significativo da população brasileira se afirmando negra. Em virtude dessa afirmação, de acordo com pesquisas realizadas, discursos vêm sendo enunciados e um deles é: “é por causa das cotas no ENEM". O que implica diagnosticar se tal afirmação se sucede e em virtude de que fatores. Será por causa das cotas, ou de fato está acontecendo um reconhecimento e assunção da identidade negra pela população universitária brasileira, ou isso se sucede apenas no momento de pleitear a vaga na universidade? Assim, objetiva-se descobrir se os estudantes cotistas têm utilizado sem resistências a identificação “racial” nas formas das leis, averiguar a tensão existente entre o direito de uns e o de todos, e analisar se a política contempla as demanda do seu público alvo. Assim, foi realizada a coleta de dados junto às Secretarias Acadêmicas da UENF e da UFF, em Campos dos Goytacazes/RJ, referente ao ingresso de estudantes cotistas entre os anos de 2013 a 2015, em cursos de maior e menor demanda. Após, realizou-se entrevistas semiestruturadas com os estudantes das universidades, cujas falas foram analisadas por meio da Análise de Discursos. |