Oral Curta (5 mim) - Somente GT
829-1 | Ocupando as escolas e as redes: o uso de novas tecnologias por estudantes secundaristas de SP e RS em processos de mobilização | Autores: | FERNANDES, E. G1, CASALOTTI, B.1 1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Resumo: Esta pesquisa tem como tema central a apropriação de novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em processos de mobilização social. Como objeto empírico, a análise recai sobre as ocupações de escolas por alunos secundaristas nos anos de 2015 e 2016, nos estados de São Paulo (SP) e Rio Grande do Sul (RS). Nos estudos contemporâneos dos movimentos sociais, o uso de tecnologias constitui um debate em curso. Por um lado, questiona-se em que medida a apropriação de TICs por ativistas altera as dinâmicas de engajamento e os repertórios da ação coletiva, motivo pelo qual Bennett e Segerberg desenvolvem o conceito de “ação conectiva” para explicar eventuais mudanças qualitativas no conceito tradicional de “ação coletiva”. Por outro lado, debatem-se os usos tecnológicos por parte de organizações ativistas, com a construção de novos dispositivos e de novas dinâmicas de relacionamento nas redes. Este trabalho busca fazer uma análise comparada sobre a relação entre a ação coletiva e as TICs no caso da recente mobilização secundarista no contexto brasileiro. Metodologicamente, são mapeadas diferentes páginas do Facebook, relativas a ocupações de escolas em dois estados do país (SP e RS). Busca-se analisar comparativamente as redes constituídas pelas páginas no Facebook e alguns dos conteúdos produzidos e veiculados pelos estudantes. |