Oral Curta (5 mim) - Somente GT
834-1 | Sobre a "construção social" da ignorância - uma reflexão sobre os dilemas da abordagem sociológica dos fenômenos cognitivos | Autores: | BÁRBARA, L.B.1 1 FFLCH-USP - Universidade de São Paulo |
Resumo: Proponho uma reflexão que diz respeito ao problema da identificação do aspecto social de fenômenos cognitivos - em particular, da ignorância, atualmente objeto de interesse de duas correntes distintas de sociólogos e historiadores, ambos sob influência do construtivismo social. A exposição consistirá em um exame crítico da proposição segundo a qual a ignorância, assim como o conhecimento, seria "socialmente construída". Além dos autores contemporâneos que promovem essa ideia, irei, ao longo da exposição, dialogar criticamente com Mannheim, Schütz e Berger & Luckmann - autores cujo trabalho, embora nem sempre tematize de maneira mais explícita a ignorância, serve de referência para a literatura sociológica mais atual sobre o tema.
Minha principal objeção a essa literatura pode ser assim resumida: a ideia da "construção social" da ignorância tende a ser empregada, no âmbito dos chamados "estudos da ignorância", de maneira vaga e, na prática, incongruente com os avanços recentes na discussão sobre o tema no âmbito da filosofia acadêmica, por autores como Nicholas Rescher.
Diante desse diagnóstico, proponho reorientar a discussão sobre a identificação do aspecto social da ignorância humana, com o objetivo de esclarecer em que situações faz sentido afirmar que esse tipo de fenômeno está sujeito a algum tipo de "construção social" - conferindo à ideia um conteúdo mais substantivo e melhor delimitado, além de mais congruente com o estado de arte do debate filosófico sobre o tema. |