Poster (Painel)
842-1 | Reflexões sobre a ocupação na Escola Liceu do Conjunto Ceará relacionado ao Capital Social. | Autores: | BRITO, P. M. F.3, LIMA, Y. M.1, SOARES, Clara da Silva1, SANTOS, J. B. F.2,5,3 1 UECE - Universidade Estadual do Ceará, 2 UNIFOR - Universidade de Fortaleza, 3 UFC - Universidade Federal do Ceará, 4 UNESP - Universidade Estadual Paulista, 5 UM2 - Université de Montpellier II |
Resumo: Em julho de 2016 por ocasião da greve dos professores do Ensino Médio e da ocupação das escolas por estudantes, os alunos do LESSAU/UECE, ministraram oficina sobre “Diversidade Sexual” para os alunos do Liceu do Conjunto Ceará, localizado em Fortaleza. Nesta ação a equipe percebeu que os estudantes acionavam e aumentavam o capital social. Diante disso, realizamos uma pesquisa com as nossas percepções sobre as redes de colaboração entre secundaristas que na ocupação mobilizavam e fortalecerem o capital social. Como procedimento metodológico optou-se por considerar como respaldo teórico o livro “Capital Social” de Celina D’Araujo (2001) e nas concepções de Robert Putnam (2001) e Pierre Bourdieu (1980). Na perspectiva dos autores, assevera que capital social é entrelaçado em três fatores: a confiança, normas e cadeias de reciprocidade e sistemas de participação cívica, pois o destaque nesse capital é o seu desenvolvimento para geral, benefícios para uma sociedade toda. Como principais resultados da oficina perceberam-se que há a presença muito forte de um sistema de rede horizontal, que pode ser explicada na geração de civismo e um bem comum que seria a defesa da educação. As relações de confiança entre os alunos era algo reciproco, como a divisão de tarefas, por exemplo. Por fim observa-se que as ocupações dos secundaristas é um marco para mobilização e fortalecimento do capital social e, sobretudo, para a história Brasileira e várias teorias podem respaldar essa ação cívica. |