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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 878-1

Oral Completa


878-1

Aparência de classe: classificações da aparência de anônimos e hierarquias do cotidiano.

Autores:
JORDAO, J.V.P1
1 UFG - Universidade Federal de Goiás

Resumo:
O acesso ao crédito, as políticas de distribuição de renda e a estabilização da economia possibilitaram o acesso de milhares de brasileiros não só ao consumo, mas também aos espaços de consumo: shoppings e aeroportos passaram a ser frequentados por pessoas de diferentes classes. Mas em que medida essa democratização ocorre sem conflitos, ainda que velados? Este trabalho se propõe a discutir os critérios para as classificações da aparência de anônimos nos espaços de consumo. A aparência é dividida entre imediata (objetos de consumo e corpo) e conduta. Aplicamos um survey a 201 respondentes e entrevistamos 18 pessoas, de diferentes estratos, para averiguarmos se a localização do classificador na estrutura social assim como suas noções sobre classes sociais se relacionam com a forma de avaliar a aparência do indivíduo classificado. Utilizamos o conceito de classe social de Pierre Bourdieu, levando em conta seus aspectos materiais e simbólicos, e estratificamos a amostra com base nos critérios de Waldir Quadros. O que pudemos perceber é um paralelismo da classificação – que atravessa toda a estrutura social – de forma que quanto mais alta se supõe ser a classe social do classificado, mais bem avaliada é a sua aparência, em atributos como adequação aos locais, discrição, higiene, disponibilidade sexual, responsabilidade, entre outros, o que pode influenciar as decisões sobre interação (capital social) tanto para fins de relacionamentos afetivos quanto profissionais.