Poster (Painel)
906-1 | Theodor Adorno e a questão do jazz | Autores: | MACIEIRA, J.A.1 1 UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro |
Resumo: Depois da Dialética do Esclarecimento, Theodor Adorno assume o papel principal como crítico de cultura acadêmico do século XX, baseado na sociologia de Marx e Weber, na teoria psicanalítica de Freud e na erudição clássica pela literatura e música, sua teoria crítica dá conta de diversos temas ligados à cultura através do tempo. Neste trabalho, analisamos como esse pensador concebe o surgimento e ascensão estilo musical do Jazz, assim como sua ligação direta com a standartização e mimetização da arte e da cultura na Era Industrial. Como uma produção que tem aparência legítima de expressão cultural é, na verdade, ao se analisar a estrutura industrial fetichizada no processo de produção, mera reprodução mercadológica, a fim de atender interesses da grande propriedade privada se torna um dos temas principais em seus escritos. Sua intenção era mostrar a regressão das capacidades humanas de reflexão, através da regressão da própria riqueza de expressão musical que se dá no surgimento da nova música, assim como o próprio Jazz, que vê como puro fruto da indústria. Ideias como “moda” e “estilo” musical são conseqüências negativas da industrialização da música e da cultura. Analisamos tais conclusões por meio de escritos específicos sobre a música e textos sobre cultura ou teoria crítica do autor e seus comentadores. |