Poster (Painel)
924-1 | JOVENS, LITERATURA E PRÁTICAS DE LEITURA: O QUE ESSA RELAÇÃO REVELA? | Autores: | Josiara Gurgel1 1 UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-B |
Resumo: Esse trabalho apresenta resultado de uma pesquisa sobre práticas de leitura de jovens alunos do ensino médio de duas escolas públicas de Fortaleza que lêem literatura por iniciativa própria. Compreender os significados assumidos pelas escolhas e práticas literárias juvenis se apresenta como objetivo central desse estudo que aproxima saberes do campo das humanidades, como sociologia e literatura. A perspectiva plural da sociologia compreensiva de Michel Maffesoli e os “Círculos de Cultura” de Paulo Freire, fundamentam, entre outros importantes estudiosos, a abordagem teórico-metológica dessa pesquisa. Para Octavio Ianni, as narrativas podem ser fantasias literárias, mas também podem ser alegorias nas quais se exorcizam inquietações, ambições e aflições individuais e coletivas, como está ocorrendo simultaneamente, em narrativas de sociologia, política e outras (IANNI,1999,p.29). Dados dessa pesquisa registram o apreço dos jovens pela literatura estrangeira - suas situações e incidentes, signos e símbolos, figuras imaginárias, tipos ideais que delineiam a esfera do indivíduo com suas realidades e ilusões, utopias e nostalgias, demônios e encantamentos - e as diferentes práticas de leitura: intensiva, extensiva, solitária, socializada, oralizada (praticada nos saraus), revelam práticas culturais, de lazer e socalidades entre jovens que precisam ser mais bem compreendidas socialmente.
|