Oral Curta (5 mim) - Somente GT
928-1 | UMA ESTRELA NÃO BRILHA SOZINHA: o conteúdo estético
do reggae ascendido da periferia para resplandecer no mundo. | Autores: | Costa, A.J1 1 UFBA - Universidade Federal da Bahia, 2 PPGCS-UFBA - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais/UFBA |
Resumo: A presente investigação compreende os processos sociais que levaram o reggae, enquanto gênero musical, a torna-se uma expressão artística com tamanha difusão em todo o mundo, buscando estabelecer as mediações entre obra de arte e realidade social. Para consecução desta investigação, foram selecionadas como objeto de pesquisas as músicas produzidas por quatro dos maiores representantes do reggae mundial: Bob Marley, Peter Tosh, Gregory Isaacs e Jemmy Cliff. Assim, abordamos o gênero musical jamaicano em seu percurso de universalização, levando em consideração o conteúdo estético social presente nas canções, e a sua representação social constituída por um caráter emancipatório. Para consecução desta pesquisa, a seleção dos álbuns e faixas que nos debruçamos foram realizadas através do método de decomposição musical, que consiste no ato de recortar os fragmentos mais significativos de uma canção e descrevê-lo dentro de um contexto estético e social que se adapte com o objetivo de pesquisa. Logo, ao tomarmos como enfoque fundamental a análise do conteúdo e da forma estética da música como objetivação do conteúdo social, mais precisamente de acordo com a discussão que é realizada por autores como, Hegel, Adorno e Lukács, estabelecemos um diálogo entre a representação da vida cotidiana presente nas canções e a realidade social que a condiciona, buscando abordar o caráter do reggae em sua forma de atravessar as fronteiras de um país para tornar-se parte da cultura internacional. |