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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 936-1

Poster (Painel)


936-1

Pós-neorrealismo Italiano em Antonioni: Eclipse (1962) e Identificação de uma mulher (1982)

Autores:
Guilherme Santos1
1 UFBA - Universidade Federal da Bahia

Resumo:
O campo de estudo do trabalho que segue dá continuidade à pesquisa na área do neorrealismo italiano e suas posteriores influências. Na fase atual, o foco é o cinema chamado pós-neorrealista, envolvendo o cinema de autor de Fellini, Antonioni e Pasolini. A presente discussão refere-se à análise de duas obras. A primeira é "Eclipse", que é um filme de 1962 e possui várias características que o cinema de Antonioni valoriza, dentre as quais, tem uma grande carga de abstração, trata da incomunicabilidade nos relacionamentos entre os casais, e do tédio que preenche a narrativa. Porém, apresenta como um elemento diferente o barulho e o caos nas cenas da Bolsa de Valores que, inclusive, apresenta certa crise, na qual alguns dos personagens que são vistos perdem bastante dinheiro. Curiosamente, a década de 1960 foi um período importante para a Guerra Fria, onde se estava em jogo não somente uma disputa tecnológica e militar, mas sobretudo ideológica, contrapondo os modos de vida da União Soviética e dos EUA. A segunda obra é "A identificação de uma mulher" (1982), neste filme vê-se uma nova fase do cinema de Antonioni, porém conservam-se os elementos que sempre caracterizaram suas obras. Esta parece ser uma síntese de todos os seus trabalhos, ou melhor, da sua obsessão pelas mulheres e pelo tema da solidão.