Oral Curta (5 mim) - Somente GT
952-1 | A realidade sociotécnica da conectividade indígena do extremo norte do Brasil sob a ótica da sociologia digital | Autores: | Francisco Alves Gomes1,2 1 UFPE - Universidade Federal de Pernambuco, 2 UFRR - Universidade Federal de Roraima |
Resumo: Trata-se de um estudo sobre a realidade sociotécnica no contexto da inclusão digital indígena e a implicação desse processo no cotidiano dos professores da Comunidade Indígena Boca da Mata, tendo por base as novas tecnologias de informação inseridas a partir do PROUCA, sob o olhar da sociologia digital, de modo a compreender como os seus habitantes estão fazendo uso das mídias digitais no cotidiano para construir e manifestar sua identidade e viabilizar seus projetos pessoais e/ou comunitários, e perceber as perspectivas que os professores têm sobre o acesso à rede mundial de computadores, bem como perceber as condições de uso do computador/internet e infraestrutura, em relação à permanência e continuidade do PROUCA na comunidade. Nessa perspectiva, o caminho demarcado para o alcance das questões acima expostas inicia-se via análise de dados obtidos a partir da pesquisa bibliográfica, momento em que demarcamos os limites teóricos e epistemológicos, a partir de Mcquire (2008), Lévy (1999), Castells (2011), Giddens (2012), Martel (2015), Miskolci (, 2011, 2016), dentre outros. Após esse procedimento, promovemos o diálogo entre a literatura acumulada com as informações obtidas por meio da observação participante, mediante o trabalho de campo etnográfico. Portanto, constatou-se que os professores indígenas fazem uso das novas tecnologias, sobretudo, para efetivar a construção e manifestação do estilo de vida e viabilização dos projetos pessoais e comunitários de seu povo. |