Oral Curta (5 mim) - Somente GT
953-1 | SIGNIFICADOS E SENTIDOS DO MODELO DE POLICIMENTO COMUNITÁRIO NA EDUCAÇÃO POLICIAL: UMA ANÁLISE DO ENSINO E TREINAMENTO E SEUS DESDOBRAMENTOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO FUTURO POLICIAL NO RIO DE JANEIRO | Autores: | Poncioni, P1, Poncioni, P1 1 UFRJ - Universidade Federal do Rio de janeiro |
Resumo: O objetivo principal deste trabalho é analisar os significados e sentidos atribuídos a filosofia e estratégias do policiamento comunitário, a partir do debate teórico presente na produção acadêmica - nacional e internacional - que inclui estudos empíricos sobre o assunto, buscando-se apreender suas implicações na chamada educação policial realizada nas academias de polícia, civil e militar, do Rio de Janeiro. Trata-se de apreender as referências gerais e específicas dessa filosofia de policiamento para a promoção dos valores, normas, competências e habilidades para o campo de trabalho, especialmente em relação à adoção de um policiamento democrático.
Para fins dos objetivos propostos, o estudo envolveu pesquisa bibliográfica e documental compreendendo o exame da literatura nacional e internacional, particularmente a inglesa, concernente aos temas que constituem o quadro conceitual deste estudo, como também os documentos oficiais (currículos, programas dos cursos de formação profissional de policiais, etc) relativos ao ensino e treinamento profissional de policiais, civis e militares, com vistas a identificar e analisar as concepções presentes para a promoção desse modelo de policiamento específico – o policiamento comunitário - na formação profissional do futuro policial no Rio de Janeiro.
|