Oral Curta (5 mim) - Somente GT
962-1 | Docência do Direito: Fragmentação institucional, gênero e interseccionalidade | Autores: | Gloria Bonelli1, Patrícia Bertolin2, Veridiana Campos3 1 PPGS - UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos , 2 DIREITO MACKENZIE - Universidade Presbiteriana Mackenzie, 3 FCG - Fundação Carlos Chagas |
Resumo: Trata-se de apresentação de pesquisa em andamento sobre a docência do Direito e sua fragmentação institucional, relacionando-as aos hibridismos do profissionalismo. Olha a diversificação social de seus professores – com a incorporação das mulheres e mais recentemente da diferença racial – como embates, encontros de diferenças e negociações identitárias que geram hierarquizações e descentramentos. O argumento é que esses processos globalmente difundidos descentram o perfil docente, ao mesmo tempo que engendram a estratificação que intersecciona gênero e raça com titulação, localização regional, tipos institucionais e o regime de trabalho. Apresentam-se os indicadores desses deslocamentos, compreendendo que eles não erradicam desigualdades nem dominação, mas também não se restringem a reprodução de um padrão hegemônico fixo. Para tanto, constrói teoricamente o problema em tela, analisa os dados quantitativos sobre os cursos de Direito, comparando os Censos Nacionais do Ensino Superior, de 2009 e 2014, do INEP, e ilustra a análise com material qualitativo.
|