Poster (Painel)
967-1 | A Raiva de Pasolini | Autores: | Diôgo Lima1 1 UFBA - Universidade Federal da Bahia |
Resumo: O presente trabalho decorre dos estudos do grupo de pesquisa Representações sociais: Arte, Ciência e Ideologia da UFBA. O filme A Raiva conta com duas partes, a primeira é dirigida por Pasolini e é a que se pretende analisar nesse texto, utilizando o método da décupagem. Trata-se de um documentário político-poético italiano, produzido em 1963 com imagens de arquivos do cinejornal Mondo Libero, material relativo a diferentes países, fotos de arte e revistas, com 53 minutos de duração, em preto e branco. O filme analisa os conflitos sociais do mundo contemporâneo tendo como eixo a luta de classes, razão de todas as guerras, observando que o sentimento de angústia e terror em relação à segunda guerra e a guerra fria permanece na geração seguinte que vive sobre a sombra do pesadelo nuclear. O diretor se apresenta, mais do que nunca, critico do mundo burguês, da intolerância, dos preconceitos, da banalidade e do poder, e destaca que é nas fábricas onde se combate a luta de classes, e no deserto das colônias onde se combate pela liberdade. Desta forma, a obra converte-se a um verdadeiro testamento do pensamento artístico e político do diretor italiano, assassinado em 1975. Pasolini amplia a linguagem cinematográfica neorrealista incorporando a semiótica e o estruturalismo na sua abordagem fílmica. Além de cineasta, também foi poeta, escritor, professor e crítico de cinema e política, antes de começar a dirigir seus próprios filmes, trabalhou com Federico Fellini. |