Poster (Painel)
975-1 | JOVENS INFRATORES E A ATUAÇÃO DAS POLITICAS PUBLICAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO : UMA REFLEXÃO A RESPEITO DA VIOLÊNCIA E DELINQUÊNCIA JUVENIL NOS CENTROS SOCIOEDUCATIVOS | Autores: | MELLIS, J. A. B.1, SOUZA, G. N.2 1 UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 2 UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO |
Resumo: Esse estudo objetiva compreender a violência e a delinquência juvenil a partir da situação do jovem infrator dentro dos centros socioeducativos, tendo em perspectiva as políticas públicas elaboradas pelo Estado a fim de interpretar e fazer uma interlocução das práticas socioeducativas destinadas a esses jovens.
Para isso analisarei algumas ações do poder público local com o intuito de reduzir a delinquência juvenil. Apresentarei assim os vetores que refletem a violência, problematizando as ações governamentais efetivas, a condição do jovem em sociedade e os possíveis aparatos públicos que amenizariam esses contextos de violência.
Pensar em políticas públicas dentro de um estado como o Rio de Janeiro é investigar a estruturação dos seus agentes, dos seus poderes avaliando posteriormente a eficiência e implementação desse sistema que tenciona mediar os fatores de risco nesse grupo específico por meio da aplicabilidade de ações que focam no âmbito escolar, na família e na comunidade desses jovens.
Sendo assim, analisarei o desenvolvimento de técnicas e mecanismos de intervenção dentro do campo das políticas públicas elaboradas pelo poder público local com o objetivo de amenizar os impactos da violência e da delinquência juvenil no estado do Rio de Janeiro. |