Oral Curta (5 mim) - Somente GT
981-1 | Análise longitudinal de trajetórias e proficiência | Autores: | TAVARES JÚNIOR, F.1, NEUBERT, L. F.1 1 UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora |
Resumo: Consolidou-se no Brasil a aplicação de avaliações educacionais transversais. No entanto, a resposta a questões prementes para o desenvolvimento educacional depende de desenhos longitudinais, capazes de acompanhar oscilações na composição do corpo discente, isolar efeitos individuais, contextuais e institucionais, bem como mensurar adequadamente a evolução da aprendizagem ao longo do processo de escolarização. Através de estudo piloto, iniciado em 2013, com apoio do OBEDUC (Observatório da Educação CAPES INEP), acompanhamos trajetórias de diferentes coortes escolares para produzir melhores diagnósticos acerca da produção da desigualdade e do sucesso educacional. As escolas apresentam características típicas dos sistemas públicos. Foram traçadas trajetórias através dos registros escolares e monitorada a proficiência através de testes anuais, além de questionários contextuais. Menos da metade dos alunos se mantém no ciclo. Menos de um terço completa o ensino fundamental na mesma turma– em várias coortes, esse percentual circula em torno de 10%. A proficiência diverge substancialmente entre a coorte longitudinal e o conjunto das séries. Foram identificadas também oscilações na métrica individual, com ocorrência frequente de efeito piso e teto, o que aponta limites à interpretação da proficiência agregada. Observa-se tendência geral de baixa agregação de proficiência, significativamente inferior à esperada pelos Sistemas e projetada na Metas do Plano Nacional de Educação. |