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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 994-2

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


994-2

Interlocução política, religiosa e midiática: os laços entre parlamentares e as redes paulistas de televisão católica

Autores:
PLACERES, Giulliano1,1
1 UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

Resumo:
O presente artigo objetiva analisar o apoio político mútuo entre parlamentares e representantes das maiores redes de televisão católica do Brasil: TV Aparecida, Canção Nova, Rede Vida e TV Século XXI. Por meio de dados provenientes de uma pesquisa exploratória em andamento são demonstrados: A atuação de atores sociais em prol de tais canais televisivos e, igualmente, o apoio político-eleitoral que eles recebem dessas emissoras. O fomento e patrocínio institucional para a criação de tais canais faz parte da estratégia católica de atuar em contrapartida ao relevante avanço das denominações evangélicas e conjuntamente dar suporte ao seu principal movimento, a Renovação Carismática Católica (RCC). A este contexto estão diretamente relacionadas à eleição de parlamentares com ostensiva identidade católica, ligados sobremaneira à RCC. Destacam-se, portanto, alianças entre políticos e clérigos católicos, além da formação de arranjos partidários propícios, concessão e outorga de emissoras por parte do governo federal e dos processos eleitorais. Tal conjunto de fatores faz com que tais veículos comunicativos exerçam papel significativo no mercado religioso brasileiro, contribuindo para que a evasão católica não seja ainda maior do que ocorre. Instituição de Fomento - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)