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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 999-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


999-1

A novidade da performance art: mediações e aquisições na arte efêmera.

Autores:
Daniela Félix Martins1
1 PPGCS/UFBA - Universidade Federal da Bahia

Resumo:
Fundamentada em pesquisa desenvolvida no doutorado, a presente comunicação tem por objetivo analisar as dinâmicas de transformação da arte da performance em um bem artístico-cultural. A performance é tradicionalmente caracterizada pela efemeridade e , por isso, ela é usualmente colocada à parte das dinâmicas de valorização como bem artístico durável. Pois, o elemento fundamental para a comercialização de uma arte é a independência entre artista e obra em dois sentidos: 1) o fazer artístico deve resultar em um produto autônomo em relação ao seu criador; 2) o produto artístico deve ser independente do acontecimento original no qual foi criado. Entretanto, as realizações performáticas vêm engendrando uma alteração dessas características. Esta "novidade" foi analisada mediante o estudo de duas situações empíricas. A primeira foi realizada através do acompanhamento das atividades de um coletivo de artistas na cidade de Salvador, em que os artistas se associaram a outros profissionais da economia criativa; a consumação das performances era mediada pelos documentos exigidos pelos editais. A segunda situação empírica teve lugar numa agência de desenvolvimento dessa arte, sediada em Londres, a Live Art Development Agency, a LADA, que é a principal mediadora entre as realizações artísticas e suas aquisições no mercado de arte. Nesses casos, regimes jurídicos vieram atuar para a cessação de controvérsias nos processos de aquisições.