Oral Curta (5 mim) - Somente GT
1007-1 | O clima da música: possibilidades de uso do conceito de Stimmung a partir dos estudos culturais | Autores: | Paulo Gajanigo1 1 UFF - Universidade Federal Fluminense |
Resumo: Nesta comunicação tratarei das potencialidades do conceito de Stimmung para os estudos culturais particularmente no que se refere a música. Trata-se de parte de uma pesquisa em andamento sobre a produção musical durante o período da Abertura (1974-1984) no Brasil.
Nos últimos anos, o conceito de Stimmung tem sido apropriado, pelos estudos culturais, especialmente a partir da formulação heideggeriana. Em inglês é comumente traduzido por mood. No Brasil seu uso é recente e, é normalmente traduzido ora por ambiência, ora por humor ora por clima. Seu uso em geral tem explorado os aspectos sutis das formas sociais que ambientam sujeitos e direcionam práticas.
O argumento central que busco desenvolver aponta para a importância deste conceito para compreender a característica de constituição climática da música. Esta pode ser compreendida tanto como um registro do clima de um tempo, de uma situação – valorizando-a como documento histórico – quanto como emuladora climática de ambientes e situações – auxiliando nos estudos sobre o uso intenso de dispositivos sonoros na vida social contemporânea.
A partir do balanço sobre o conceito, indico possibilidades de estabelecer relações entre estética e política na música em consonância com as discussões recentes sobre afeto nos estudos culturais.
|