Oral Curta (5 mim) - Somente GT
1031-1 | Reconhecimento e Carreira Academico-profissional: Uma análise do “habitus” dos discentes de cursos técnicos | Autores: | Gabriel Duarte Carvalho1 1 IFF - Instituto Federal Fluminense |
Resumo: Axel Honneth busca em Hegel a ideia de que o reconhecimento é algo que apenas pode ser alcançado satisfazendo três esferas da vida de um indivíduo. O reconhecimento afetivo que traria a auto-confiança, o reconhecimento da ordem legal, que garantiria o auto-respeito e o reconhecimento de estima social, na qual a sociedade reconhecendo as funções e estilo de vida de um indivíduo garantiria a auto-estima.
Se analisarmos o padrão de reconhecimento “estima-social” percebemos que este inclui o valor simbólico dado a cada ocupação na sociedade, gerando uma busca pelo reconhecimento social em função da atividade que exerce. Ao analisarmos a pesquisa feita com os estudantes dos cursos técnicos integrados do IFF(Carvalho, 2014) a respeito de seu habitus e das intenções de prosseguimento na carreira acadêmica e profissional vimos que este grupo apesar de possuir habitus de classe correspondente as camadas baixas da classe média( classe C) não demonstrava intenção de seguir uma carreira profissional visando apenas as necessidades materiais imediatas, hipótese esta esperada com base nas teorias de Bourdieu(2012). Ao contrário, davam importância significativa a obtenção de título de curso superior.
O presente artigo pretende analisar as respostas dos estudantes de cursos técnicos em relação a escolha da carreira acadêmica e profissional, relacionando com a problemática em torno do dilema Redistribuição-Reconhecimento, sob a ótica do padrão de reconhecimento “estima social”. |