Poster (Painel)
1044-1 | O núcleo de trabalho, pesquisa e práticas sociais como proposta de flexibilização curricular e educação contextualizada no Ceará: um olhar a partir da Sociologia. | Autores: | MAIA, B.S.R1, PINHEIRO, C.H.L1 1 UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro B |
Resumo: A Secretaria de Educação do Ceará vem discutindo e estruturando propostas de apoio às escolas para promoverem a reorganização curricular do ensino médio. Uma das experiências em andamento é o Núcleo de Trabalho, Pesquisa e demais Práticas Sociais-NTPPS, considerado um componente curricular integrador e indutor de novas práticas que tem como finalidade o desenvolvimento de competências socioemocionais por meio da pesquisa, do protagonismo estudantil, contribuindo fortemente para um ambiente escolar mais integrado e motivador. Os ambientes de investigação, dentro dos quais estão situadas as vivências e as pesquisas, são: a escola e a família, no primeiro ano; a comunidade, no segundo ano; o mundo do trabalho, no terceiro ano. Nesta perspectiva, buscamos compreender como se efetiva essa proposta nas escolas considerando não só o olhar de docentes e discentes, mas, sobretudo como, através de uma reflexão sociológica, é possível compreender a disposição dos conteúdos, bem como sua efetivação a partir de práticas pedagógicas interdisciplinares. Esse trabalho se desenvolve a partir da realização de grupos focais em 10 escolas estaduais de ensino médio na região do maciço do Baturité no Ceará. |