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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1051-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


1051-1

“Brincando de bullying”: narrativas de sofrimento de crianças e jovens frente às situações de discriminação racial e preconceito.

Autores:
BRASIL, S.A1,2, TRAD, L.A.B2
1 UNEB - Universidade do Estado da Bahia, 2 UFBA - Universidade Federal da Bahia

Resumo:
O universo infanto-juvenil no Brasil é marcado por persistentes desigualdades sociorraciais, determinadas pelo racismo brasileiro. Os episódios de discriminação racial e preconceito vividos desde a infância podem acarretar consequências para a formação de crianças e jovens negros, interferindo em sua saúde mental, autoestima e identidade. O trabalho analisa experiências de discriminação racial e preconceito de crianças e jovens de Salvador/BA e o modo como interferem em seus contextos de vida e construção de identidades. Foram selecionadas 17 crianças que compuseram uma amostra heterogênea segundo: configuração familiar, condições socioeconômicas, capital racial e atuação política. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, leitura livros infantis, desenhos, passeios e brincadeiras, além do diário de campo. Os resultados apontam uma construção de identidade étnicorracial em termos de valorização da cor da pele e do cabelo negros, advinda de mudanças ainda tímidas em espaços de socialização e do efeito de algumas políticas afirmativas nacionais. O bullying surgiu como um importante e controverso elemento de significação do racismo, ora nomeando episódios de violência racial, ora se apresentando como brincadeira que encobre um mecanismo de defesa da criança. A compreensão sobre o racismo e as formas de enfrentamento das crianças destacam uma geração mais atenta à temática racial, muito embora o sofrimento vivenciado seja persistente e ainda devastador para suas biografias.