Poster (Painel)
1072-1 | A mobilização do discurso de direitos humanos e a Igreja Católica: tensões e perspectivas no Seminário Nacional com as Multiplicadoras de Católicas pelo Direito de Decidir | Autores: | SANTOS, L. L.1, POSSAS, M. T.1 1 UFBA - Universidade Federal da Bahia |
Resumo: O presente trabalho tem como objeto o discurso sobre direitos humanos, como se estrutura e é mobilizado pela organização não governamental: Católicas pelo Direito de Decidir (CDD), em seu Seminário Nacional de Multiplicadoras que ocorreu de 12 a 15 de novembro de 2016, em São Paulo. Essa ONG foi fundada em 08 de março de 1993 e utiliza a prática e teoria feministas, sobretudo da teologia feminista, para suscitar mudanças nos padrões culturais e religiosos, e o reconhecimento dos direitos sexuais e reprodutivos como direitos humanos.
Os principais objetivos desse trabalho são compreender a mobilização do discurso de direitos humanos, que é laico, por excelência, por uma organização que se denomina católica. E, também, a ambivalência do que se é reconhecido como direitos humanos da mulher pela Igreja Católica.
A metodologia utilizada foi a de observação participante no Encontro Nacional das Multiplicadoras promovido por CDD, além da análise de textos e documentos publicados pela organização.
Os principais resultados foram: uma compreensão dos direitos humanos com a perspectiva de justiça social, reconhecendo a lógica imperialista dos direitos humanos e problematizando que nem toda população tem acesso à esfera dos direitos básicos. E, o paradoxo, em que a Igreja Católica é um obstáculo para a efetivação dos direitos humanos, principalmente das mulheres, e compreende-se a defesa dos direitos humanos como uma pauta própria da Igreja que ela está recuperando nos últimos anos. |