Oral Completa
1094-1 | Alimentação e classe social: uma investigação sobre a formação e reprodução de fronteiras simbólicas no campo do consumo alimentar | Autores: | Edison Bertoncelo1 1 USP - Universidade de São Paulo |
Resumo: Conectar classe e status é uma das questões mais controversas nos estudos de classe contemporâneos. Duas posições básicas neste debate podem ser distinguidas: de um lado, alguns estudos buscam reafirmar a distinção weberiana entre classe e status, pois estes constituiriam dimensões diversas da estratificação social, com efeitos distintos sobre a ação social. Por outro lado, alguns estudos têm se apropriado de uma perspectiva bourdieusiana para sublinhar a interconexão concreta, empírica, entre classe, a dimensão objetiva, e status, a dimensão simbólica da vida social. A partir desta perspectiva, as distinções simbólicas são entendidas como transmutações de desigualdades objetivas na distribuição das “propriedades ativas” do espaço social.
O estudo em que esta comunicação se baseia insere-se na abordagem de classe bourdiesiana e procura investigar se, e em que medida, padrões de consumo alimentar podem ser explicados em termos das relações de classe. Nesse sentido, o estudo proposto é uma tentativa de apreender o modo de existência e reprodução das classes, como coletividades sociais, pela investigação dos processos pelos quais as fronteiras sociais são continuamente (re)construídas na prática dos agentes. Proponho examinar esse processo pela observação dos gastos e consumo de alimentos por indivíduos e famílias. Para tanto, o estudo utilizará dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares, do período de 2008-2009.
|