Oral Curta (5 mim) - Somente GT
1097-1 | Desconfiando do star-system arquitetônico – Notas sobre as representações do arquiteto Santiago Calatrava sobre a sua prática profissional | Autores: | MOURA, H. V. 1 1 IPPUR - Instituto de Planejamento Urbano e Regional |
Resumo: Em meio à atuação cada vez mais recorrente de arquitetos internacionalmente renomados em cidades brasileiras, multiplicam-se os estudos sobre o significado de suas intervenções nas políticas urbana. O mesmo não pode ser afirmado, no entanto, sobre os efeitos que a atuação dos arquitetos do chamado star-system vem provocando na maneira que a profissão do arquiteto é socialmente percebida e representada na contemporaneidade. É diante dessa aparente lacuna que a presente reflexão pretende fazer a sua contribuição, tendo como problema a distância entre as representações por eles produzidas e as práticas cotidianas de trabalho desse profissional.
A nossa hipótese é que o estudo das representações de arquitetos laureados nos permite compreender o mecanismo de construções e de atualização de uma identidade profissional que não mais corresponde aos padrões profissionais de atuação do arquiteto, mas que permanece presente no imaginário coletivo dessa profissão. O que procuraremos fundamentar a partir do confronto da análise de um conjunto de entrevistas do arquiteto Santiago Calatrava e de dados mais recentes sobre essa profissão.
Como ferramenta teórico-conceitual, mobilizaremos a teoria lefebvriana sobre as representações, o que nos permite compreende-las como reais enquanto possibilidade de entrar no vivido e, ao mesmo tempo, parciais e ilusórias enquanto parte da realidade que busca representar.
|