Oral Curta (5 mim) - Somente GT
1102-1 | Violência sexual na Universidade Federal de Viçosa: “Boa noite Cinderela acadêmico” | Autores: | Rogéria Martins1, Paulo Fraga2 1 UFV - Universidade Federal de Viçosa - Av. Peter Henry Rolfs s/n , 2 UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora - José L. Kelmer, s/n |
Resumo: O trabalho com tema de violência sexual, se reporta à prática dos crimes sexuais no interior da universidade. O projeto procurou revelar como as práticas de violência são manifestas na universidade, tendo estudantes como agressores e vítimas, dada a regularidade de casos relatados, manifestos, sobretudo em situações de entretenimento acadêmico com a utilização de recursos de imobilização da vítima como o conhecido “Boa Noite Cinderela”. O estudo recebeu apoio do CNPq utilizando metodologia quali-quantitativa, com a técnica de survey, através do programa Survey Monkey, e de análises de respostas abertas no questionário. Houve retorno de 660 questionários, respondidos por estudantes de cursos de graduação, de forma anônima e voluntária. Os resultados foram reveladores, pois apresentou dados característicos das universidades do interior, uma vez que os estudantes deslocados de um contexto de sociabilidade, onde há determinado controle social, relativizam práticas violentas, naturalizando determinados comportamentos agressivos no período temporal, no qual estão inseridos na condição de estudantes.
A lógica moralista e conservadora justificada nas práticas violentas refletem relações autoritárias de gênero impressas a determinados grupos sociais: jovens, estudantes universitários. A pesquisa também estabeleceu uma tipologia dos tipos de violência manifestos no âmbito acadêmico, classificando –as, bem como dos tipos de sanções estabelecidas pelo grupo, em caso de denúncia.
|