Oral Curta (5 mim) - Somente GT
1106-1 | Ação coletiva e estudos rurais: uma comparação entre Brasil, França e Estados Unidos | Autores: | CARVALHO, L. C.1 1 UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Resumo: Agência de Fomento: CAPES
Não seria exagero afirmar que as ciências sociais tomaram preferencialmente o mundo urbano como referente empírico de pesquisa, o qual orientou o entendimento teórico e histórico sobre diversos temas. O mundo rural e seus personagens foram frequentemente interpretados com base nas configurações históricas e nos ideias normativos próprios ao que se concebia como ″moderno″, indiretamente associado pelos estudos sociológicos como urbano e industrial. É possível afirmar que os estudos rurais configuram uma das arenas cognitivas e políticas mais importantes em que se tem travado debates sobre as complexas relações entre ciências sociais e a modernidade urbano-industrial, entre os quais aquele sobre a ação coletiva. O intuito da comunicação é demonstrar como certas pesquisas sobre ações coletivas rurais desenvolvidas no Brasil nos anos 1970, fincadas em um chão histórico particular, colocaram problemas teóricos às formulações desenvolvidas em países centrais, como França e Estados Unidos, sobretudo no tocante a visões dicotômicas entre o tradicional e o moderno e a certos pressupostos de entendimento da ação política como ação de classe. Nesse sentido, buscarei matizar algumas questões discutidas atualmente pelos estudos sobre ações coletivas rurais, os quais vêm enfatizando o agenciamento de poder (″empowerment″), com destaque à ″diversidade″, à ″diferença″ e à ″escolha″, como possível alternativa teórica (e normativa) às metanarrativas eurocêntricas. |