Oral Curta (5 mim) - Somente GT
1118-1 | O Uso da Pesquisa Histórica na Sociologia Econômica como Olhar sobre o Mercado de Trabalho | Autores: | D'Arisbo, Anelise1,2, Rocha-de-Oliveira, Sidinei1 1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2 IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul |
Resumo: Este trabalho tem por objetivo buscar novas perspectivas metodológicas para analisar o mercado de trabalho seguindo os pressupostos da sociologia econômica: (i) a ação econômica é uma forma de ação social; (ii) a ação econômica é socialmente situada ou enraizada- contradizendo o individualismo metodológico na economia; (iii) as instituições econômicas são construções sociais- podem informar soluções eficientes para as falhas de mercado e devem considerar aspectos históricos e empíricos. Nesse âmbito, os mercados são entendidos como estruturas sociais (MARTES, DURAND, ABRAMOVAY, 2006).
Ao objetivar analisar a construção social das relações de mercado e a origem histórica social dos fenômenos econômicos, acreditamos que a abordagem histórica e empírica e o método indutivo contribuem para o entendimento sobre a forma como os mercados de trabalho foram construídos (STEINER, 2006).
Assim, importa a compreensão da influência do contexto para a formação do mercado de trabalho e das inter-relações entre as partes que o compõe (ROCHA-DE-OLIVEIRA e PICCININI, 2011). Esse contexto inclui as particularidades históricas e mecanismos e regras sociais que regem o seu funcionamento (GRANOVETTER, 1995; MARTES, DURAND, ABRAMOVAY, 2006).
Tendo em vista que a abordagem histórica da sociologia econômica carece ainda de maiores estudos nacionalmente, visa-se ampliar a discussão sobre os limites e possibilidades da a abordagem histórica da sociologia econômica para analisar o mercado de trabalho. |