Oral Completa
1119-1 | Drogas e sociedade: O efeito das políticas governamentais e das ações de repressão sobre atores e populações | Autores: | Paulo Fraga1, José Luiz Ratton4, Marcelo da Silveira Campos3, Mauricio fiore5 1 UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora, 3 UFGD - Universidade Federal do Grande dourados, 4 UFPE - Universidade Federal de Pernambuco, 5 CEBRAP - Centro brasileiro de Análise e planejamento |
Resumo: As drogas como temática de estudos acadêmicos vêm recebendo atenção relevante nos últimos anos na sociologia brasileira, com produção significativa de pesquisas, que abordam a questão com utilização de metodologias diferenciadas para a sua compreensão. A proposta da mesa consiste em três apresentações originais derivadas de estudos e reflexões sobre as políticas de drogas em contextos diferenciados.
A primeira discute os impactos da ação estatal nos mercados de drogas no Brasil, especialmente no de crack. Propõe analisar as dinâmicas e consequências da conjunção de dois mecanismos complementares da ação policial: a atenção especial dada pelas polícias brasileiras às apreensões, prisões e repressão do varejo do crack em áreas pobres das grandes cidades do país e a baixa resolução de determinados crimes, como os contra a vida.
A segunda apresentação versará sobre as principais problemáticas da questão das drogas e da justiça criminal no Canadá, enfocando a administração estatal das drogas, com uma lei rígida, que prevê prisão perpétua, mas com baixo índice de encarceramento.
A terceira apresentação aborda o contexto de crise do paradigma que orientou a política internacional de drogas no último século e propõe novas perspectivas de análise localizadas fora dos campos da saúde e do crime que orientaram o paradigma proibicionista, avaliando os pressupostos que conduziram o papel do Estado no tema e a distribuição desigual dos custos e das consequências de tal política. |