Oral Completa
1125-1 | Dificuldade de acesso a práticas corporais de esporte e lazer em grandes centros urbanos: um problemas de políticas públicas básicas para o setor. | Autores: | Borges, Carlos1 1 UFPA - Universidade Federal do Pará |
Resumo: Em trabalhos anteriores, mostramos que houve crescimento de demandas por serviços públicos que favoreçam o acesso ao direito social por esporte e lazer, porque há também um aumento de demandas por práticas corporais na sociedade como um todo (CAMARGO ET AL., 2016). Por outro lado, vemos uma relação inversa entre esses dois crescimentos de demandas quando observamos os usos dos espaços públicos, isso é, muitos espaços públicos vêm sendo ocupados pela iniciativa privada e em muitas vezes sem que se verifique o exercício de papel regulador do Estado quanto a esse uso (BORGES; OLIOSI, 2015). No entanto, os estudos estiveram concentrados em territórios litorâneos, geralmente com espaços atrativos à práticas corporais generalizadas.
O presente trabalho analisa os usos dos espaços e equipamentos públicos de esporte e lazer em Belém/PA, com características de não localização à margem do mar, grande concentração urbana e insuficiência de equipamentos e espaços adequados às práticas. A questão problema surge da s dificuldades enfrentadas pela demanda crescente e como o Estado se comporta enquanto agente regulador do espaço. Os resultados apontam para reprodução do fenômeno já observado em outros locais, no entanto, com comportamento diferenciado dos usos operados pela iniciativa privada. Entre as principais explicações, atribuímos à própria constituição dos espaços e equipamentos, frequentemente inadequados às práticas, exigindo políticas públicas em nível primário.
|