Oral Curta (5 mim) - Somente GT
1139-1 | A crise da criatividade do artista e a crise da arte em Fellini: Oito e Meio (1963) e Ensaio de Orquestra (1978)
| Autores: | CÂMARA, A.S.1, CERQUEIRA, F.B1 1 UFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
Resumo: Esta comunicação de corre de uma pesquisa em curso sobre o pós-neorrealismo italiano, no presente período analisando a obra de Federico Fellini, tem por objeto dois filmes emblemáticos: Oito e meio (1963) e Ensaios de Orquestra (1978); no primeiro, o direto põe em tela a sua própria crise produtiva e criativa. O filme é construído como uma incessante busca para solucionar seu impasse artístico. Sua busca comporta auto-ironia e sarcasmo com a criação artística no cinema e as imposições da indústria cultural. Mas, ao mesmo tempo revela a criatividade de Fellini tentando superar sua própria obra. O sujeito criador posto no centro da sua própria obra nos remete a outro italiano, o dramaturgo Pirandelo na sua famosa peça Seis Personagens a busca de um diretor. os personagens em Oito e Meio parecem perdidos, confusos em torno do diretor que não sabe exatamente o que fazer com cada um deles. Por outro lado, em Ensaio de Orquestra, Fellini aponta tanto para a crise da arte, metaforizada na relação entre o maestro e os músicos, quanto para a crise da sociabilidade na sociedade contemporânea, politizando a sua arte. Logo, esta comunicação, ao examinar a crise da criatividade na obra de Fellini, pretende também compreender como esta é parte da crise do próprio mundo no qual se inseria diretor e, por fim, assinalar que a crise da arte e da criatividade não implicam no fim da arte, podendo, ao contrário, implicar na sua potencilização. |