Poster (Painel)
1181-1 | O trabalho de músicos como professores da rede pública de ensino | Autores: | CONSTANTINO, P. L. F.1 1 UFG - Universidade Federal de Goiás |
Resumo: O trabalho de músicos abrange áreas como performance, arranjo, regência, composição, produção, treinamento, ensino, entre outras. Dentre essas a pesquisa em questão foca a atividade docente de músicos nas instituições públicas de nível fundamental, médio e superior tendo como perspectiva a sociologia do trabalho. Neste sentido, tal recorte tem como finalidade a análise de identidades e trajetórias pessoais e profissionais duais envolvendo a docência e a atividade musical, visto que é comum combinar o trabalho de professor, sendo ele na rede pública ou em domicílio de forma particular, com outras atividades relacionadas a música, como performances em casa noturnas, estúdios, eventos e etc.
A metodologia proposta compreende a análise de entrevistas semiestruturadas já em andamento, bem como a observação de tipo etnográfica e a análise quantitativa de dados da região metropolitana de Goiânia, com suporte na base de dados do INEP (censo educacional) e do censo (IBGE). As entrevistas mostram que a maior parte dos professores ocupados está insatisfeita com o vínculo na rede pública, principalmente em aspectos referentes a remuneração, valorização de áreas de atuação, e condições de trabalho relativas a estrutura física dos colégios e a disponibilidade dos materiais necessários pro desenvolvimento da disciplina. Ademais, o descaso do Estado com relação a educação e com o trabalho de músicos é apontado como um dos maiores fatores de desmotivação dos/as trabalhadores/as areado setor.
|