Poster (Painel)
1188-1 | ENTENDENDO A DESIGUALDADE SOCIAL PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA: ANÁLISE DOS DISCURSOS DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE OS ALUNOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA | Autores: | COSTA, Niviane dos Reis1 1 UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ |
Resumo: O Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, é um curso de pós-graduação de modalidade à distância promovido pela Universidade Federal do Ceará (maio de 2016 à julho de 2017), voltado para profissionais da educação básica . A proposta da pesquisa é compreender o entendimento que esses profissionais possuem sobre a situação social de seus alunos, bem como suas representações sociais sobre o Programa Bolsa Família (PBF). Durante o segundo módulo do curso (junho e julho) cada discente visitou duas famílias beneficiárias pelo PBF. De forma preliminar surgiu à hipótese de mudança de avaliação do cursista a respeito das famílias do Programa. Até onde mitos e opiniões fundadas no senso comum, que muitas vezes descrevem as crianças e jovens como “passivas” ou “preguiçosas” foram relativizados? Os alunos do Curso após conhecerem de perto o contexto de desigualdade social, por vezes miséria, no qual se encontram as famílias mantiveram o discurso inicial?
O trabalho foi feito comparando os discursos dos discentes antes e depois das visitas as famílias beneficiárias do PBF, através análise dos fóruns e chats (são questionados as temáticas da desigualdade social brasileira), que foram produzidos antes da visita às famílias pelos cursistas (maio). E os fóruns e chats realizados após a ida a campo (junho e julho). Nesses dois momentos da pesquisa foram avaliadas as possíveis alterações de opinião sobre a desigualdade social, a realidade social das famílias e o PBF.
|