Imprimir Resumo


18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1218-1

Poster (Painel)


1218-1

Abordagens de Gênero no Ensino de Sociologia

Autores:
SANTOS, J.N1
1 IFPR - Instituto Federal do Paraná -Campus Paranaguá

Resumo:
A palavra Gênero no Brasil gera um debate polêmico. Por pressões de grupos fundamentalistas religiosos e do movimento escola sem partido, durante a tramitação do Plano Nacional de Educação, dos Planos Municipais e Estaduais em 2014 e 2015, foi excluída qualquer referência a gênero e à sexualidade do texto desses planos no país. Neste contexto e onde as abordagens de gênero são habitualmente trabalhadas como tema transversal, busco no presente trabalho de conclusão de curso, analisar e identificar as dificuldades e desafios que os professores de sociologia encontram em abordar o conteúdo em suas aulas. Como é abordar essa questão a partir dos conteúdos apresentados nas diretrizes curriculares do ensino de sociologia e nos livros didáticos de sociologia, sendo a proposição, a de analisar as diretrizes curriculares do ensino de sociologia do Paraná e cinco Livros didáticos da disciplina de sociologia, pois o livro didático é um importante, e muitas vezes o único, material de apoio dos professores em sala de aula. Os livros didáticos analisados são: Sociologia em Movimento; Sociologia para o Ensino Médio; Sociologia Hoje; Tempos Modernos, Tempos de Sociologia e o Livro didático Sociologia publicado pela Secretária Estadual da Educação do Paraná. Através dessa análise, pretendo identificar os conteúdos que os livros abordam referente a questão de gênero e relacionar as abordagens aos conteúdos estruturantes da disciplina, visando uma educação não sexista e que promova a igualdade.