Oral Completa
1238-1 | ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL E ENSINO SUPERIOR NO BRASIL EM 2003 E 2013 | Autores: | André Caetano1, José Dias2 1 PUC MINAS - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2 ISCTE - IUL |
Resumo: Este trabalho utiliza metodologia que combina procedimento de EGP e a abordagem da afluência domiciliar (asset-based approaches), o que faz desta uma classificação socioeconômica. Utilizamos extensão do modelo de análise de classes latentes para classificar os indivíduos a partir dos dados das PNAD de 2003 e 2013 sobre ocupação, condição na ocupação e serviços e bens domiciliares. Em seguida comparamos as taxas líquidas de escolarização de 2003 e 2013 por idade e ano. As variáveis dependentes são classe, sexo, raça/cor, status migratório, situação censitária e região de moradia. Utilizamos três modelos logísticos binomiais. O primeiro tem como variável dependente matrícula ou não no ensino superior. O segundo é condicional ao primeiro. A variável dependente é matrícula não defasada em relação à idade e ano ou não. O terceiro modelo, condicional ao segundo, tem como variável dependente matrícula em instituição pública ou privada. A hipótese é a de que em 2003 a variável classe estava mais fortemente associada à não inserção no ensino superior do que em 2013. Com relação à distorção e setor privado ou público dos matriculados espera-se o delineamento de um perfil de defasados no setor privado com posição inferior em relação aos não defasados no setor público. A falta de acesso ao ensino superior e as implicações dos resultados deste trabalho serão discutidos oportunamente. |