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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 1246-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


1246-1

SiSU e Lei de Cotas: A escolha dos cursos diante da nova forma de acesso ao ensino superior

Autores:
NONATO,Bréscia F.1, NOGUEIRA, Claudio M.M.1, FLONTINO,Sandra Regina Dantas1, MOURÃO, João Pedro Marques 1
1 FAE/UFMG - Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo:
A ampliação do acesso ao Ensino Superior pode ser um instrumento importante de inclusão social. Porém, essa relação não é direta e nem automática. Nesse sentido é necessário investigar as várias formas por meio das quais as desigualdades tendem a se perpetuar mesmo num cenário de forte expansão do acesso, inclusive dos grupos historicamente mais marginalizados, ao sistema de ensino superior. As análises que serão apresentadas compõem parte dos resultados de uma pesquisa mais ampla sobre os impactos do SiSU nos processos de escolha dos cursos superiores na UFMG. Neste trabalho, analisa-se sociologicamente como o SiSU e a Lei de Cotas tem modificado o processo de escolha dos cursos e contribuído (ou não) para o processo de democratização do Ensino Superior. Para desenvolvimento da pesquisa foram utilizados bancos de dados cedidos pela UFMG, relativos aos anos de 2012 e 2016, e foram aplicados 1274 questionários a estudantes de quatro cursos previamente selecionados desta universidade.Os resultados têm evidenciado que a adesão ao SiSU tornou a seleção mais acirrada, inclusive nas diferentes modalidades de cotas; e que o comportamento dos candidatos tem se tornado mais estratégico e racional, reproduzindo a velha lógica da escolha pelo possível.Se por um lado o SiSU amplia possibilidades no que se refere ao leque de cursos e instituições disponíveis, por outro, temos observado que ele reforça ou pelo menos mantem as desigualdades no que se refere ao acesso aos diferentes cursos.