Oral Curta (5 mim) - Somente GT
1255-1 | A Embrapa e a formação de seus pesquisadores: objetivos, processo e perfil alcançado. | Autores: | MENGEL, A.A.1, AQUINO, S. L.2 1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2 UNILA - Universidade Federal da Integração Latino Americana |
Resumo: O presente trabalho tem dois objetivos: entender o perfil profissional eleito pela direção da EMBRAPA para compor o quadro de pesquisadores no período posterior à sua criação; e entender como foram constituídos os processos responsáveis pela formação deste quadro de pesquisadores. Fundamenta-se no conceito de “ação social" de Weber (2009). Tratar a pesquisa científica desta maneira possibilita evidenciar, por um lado, que a direção tomada na construção do conhecimento não é a única possível, e sim aquela que melhor atende aos interesses daqueles responsáveis por sua construção. Permite, também, considerar o conhecimento como algo completamente dependente da realidade, costumes e convenções presentes na sociedade. Ademais, torna-se fundamental o conceito de instituição, também elaborado por Weber (2009). Assim, a construção do conhecimento depende, além da sociedade onde é construído, dos interesses e da ordem da instituição de onde o mesmo provém. Para compreender como os interesses tem papel fundamental na definição da atividade científica, opta-se pela utilização do conceito de "campo" de Pierre Bourdieu (1997). Tal conceito auxilia na reflexão sobre como os atores responsáveis pela administração da instituição conseguem influenciar a direção do conhecimento por ela formado. Fundamenta-se na análise de dados colhidos por meio de pesquisa documental e em informações obtidas através da aplicação de entrevistas semiestruturadas a 22 pesquisadores e lideranças. |