Oral Completa
1268-1 | A RESSIGNIFICAÇÃO SOCIAL DOS ESPAÇOS PÚBLICOS REVITALIZADOS | Autores: | XAVIER, A.E.V.1, RIBEIRO, M. T. Rosa1 1 UFPEL - Universidade Federal de Pelotas |
Resumo: A pesquisa investigou as consequências da revitalização dos espaços públicos no que tange o uso pelos seus ocupantes, resultando na ressignificação social. O objeto de estudo foi o Mercado Público Central da cidade de Pelotas/RS. Buscou-se identificar o projeto de revitalização do Mercado, vinculado ao Programa Monumenta. Verificou-se o impacto da revitalização no uso deste espaço para os antigos ocupantes, além de identificar o perfil sociodemográfico e sócio econômico do público frequentador de antes e de depois da revitalização. Antes da reforma, o prédio do Mercado encontrava-se degradado fisicamente, no entanto, haviam ocupantes de diversas classes sociais. Hoje, percebe-se uma mudança em relação a estruturação interna do prédio, além do fato de que os ocupantes deste espaço não são os mesmos de antes. Atualmente, o Mercado Público é bastante procurado como um ponto turístico, cultural e de entretenimento, ele oferece um comércio de produtos e serviços destinado a pessoas aparentemente de condições mais abastadas. No local, a sociabilidade se desenvolve cada vez mais, evidenciando a ressignificação social ocorrida. Foi realizado um estudo qualitativo, com aplicação de entrevistas e questionários, assim como a técnica da observação e da análise de documentos que deram suporte a pesquisa. Percebeu-se que há idiossincrasia entre antigos e novos ocupantes deste espaço. Como referencial teórico foram utilizdos os autores, Frúgoli Jr., Bourdieu, Harvey, Serpa e Simmel. |